Vigilancia em Saude
As larvas da ordem Lepidóptera são chamadas de lagartas. Conhecidas popularmente como: rugas, mandarová, bicho cabeludo, taturana, taturana de fogo entre outras. Essas larvas podem ter o corpo coberto por cerdas ou não. Existem três famílias, cada uma com suas respectivas espécies:
Megalopygidae: Podalia orsilochus, Megalopyge albicolis, Megalopyge lanata, Megalopyge uruguaiensis, Megalopyge urens, Megalopyge sp.
Saturniidae: Lonomia obliqua, Lonomia achelous, Automeris leucanela, Dirphia Sabina, Dirphia multicolor, Hylesia nigricans, Hylesia paulex.
Artiidae: Premolis semiruga.
No Brasil, as mais conhecidas são:
Família: Megalopygidae
Podali sp (Taturana-gatinho ou Taturana-cachorrinho)
Foto 1
A Podali sp possui cerdas urticantes que contém glândulas que liberam o veneno. Elas ficam escondidas no pelo e no momento que são tocadas os espinhos se rompem introduzindo o veneno produzido contra a pele de quem a tocou. A primeira sensação é como se fosse uma agulhada.
Sintomas: o contato com as cerdas urticantes causam queimaduras, vermelhidão e inchaço. Após a introdução do veneno a vítima pode vomitar ou ter desconforto abdominal, dor de cabeça, náusea e em alguns casos graves pode ter febre.
Tratamento: primeiramente lavar o local com água e sabão. Para alívio da dor use compressas frias. Se a dor não passa procure um médico, se for necessário ele aplicará anestésico injetável no local da picada.
Prevenção: ficar atento nos troncos das árvores, folhas, gravetos e sempre usar luvas resistentes para o manuseio dos mesmos.
Megalopyge lanata (Lagarta-de-fogo)
Foto 2
Essas lagartas apresentam colorações variadas. Possuem longas cerdas e algumas delas são menores e possuem glândulas de veneno na ponta. É mais comum no Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As Megalopyge lanata podem ser encontradas próximas a abacateiros, coqueiros e entre outros.