Vigiar e punir
O método genealogia de investigar a historia tanto para N. e F., não tem por fim reencontrar as raízes de nossa identidade causal, mas a busca da proveniência, do surgimento e da inversão dos nossos conceitos, juízos e sentimentos morais.
Nietzche na genealogia moral, não diz respeito a busca da essência, tal como estabeleceu na tradição metafisica, a busca da origem causal, mas a busca da proveniência, do surgimento e da invenção dos nossos conceitos, juízos e sentimentos morais.
Com base nas reflexões de M.F (vigiar e punir). Por que a prisão, em posição marginal da sociedade feudal, sem caráter punitivo, ligada a ilegalidades e abusos políticos, insuscetível de controle e nociva á sociedade (custos elevados, ociosidade programa etc), se transforma na forma principal de castigo da sociedade capitalista?
O duplo fundamento – jurídico econômico por um lado, técnico disciplinar por outro – fez a prisão aparecer com a forma mais imediata e mais civilizada de todas as penas. E foi esse duplo funcionamento que lhe imediata solidez. Uma coisa, com efeito, é clara: a prisão não foi primeiro uma privação de liberdade a que se teria dado em seguida uma função técnica de correção; ela foi desde inicio uma “detenção legal” encarregada de um suplemento corretivo, ou ainda uma empresa de modificação dos indivíduos que a privação de liberdade permite fazer funcional do sistema legal. Em suma, o encarceramento penal, desde o inicio do século XIX, recobriu ao mesmo tempo a privação de liberdade e a transformação técnica dos indivíduos.
O que é Biopoder? É um termo criado por M.F para refletir-se à pratica dos estados modernos e sua regulação dos que a ele estão sujeitos por meio de “uma explosão de técnicas numerosas e diversas para obter a subjugação dos corpos e o controle de populações”.Técnicas de exercícios, voltado para o individuo e o seu corpo, o adestrarem das suas aptidões, docilizando os corpos como maquina a produção