Como ser um Homem
Imaginem as mãos de um pedreiro e as de um cirurgião. As do pedreiro são grosseiras, fortes, desajeitadas. As do cirurgião são finas, pequenas, delicadas. O pedreiro pode segurar sacos de cimento de 50 quilos com uma mão, mas não pode fazer uma cirurgia. o cirurgia pode fazer uma cirurgia complicada, mas não pode levantar um saco de cimento.
Imagine agora um pedreiro mexendo em uma rosa... suas mãos desajeitadas destruiriam a rosa. já o cirurgião, apesar de ser capaz de tocar na rosa sem machucá-la, é incapaz de proteger a rosa.
O machista da frase, porém, cujas mãos são capazes de ambas as coisas. A mesma mão capaz de quebrar tijolos com um soco também é capaz de cuidar de uma rosa..
O machista é o contrário do grosseirão agressivo e do fracote afrescalhado.
O puramente agressivo é incapaz de ser bom para sua mulher e família... o afrescalhado também.
O homem hoje erra por falta de machismo. Ou ele é o puramente agressivo ou o afrescalhado.
O machista é o homem forte que é capaz de controlar a própria força em consideração a uma mulher. Os outros não. Um, incapaz de ser forte, está sempre sendo uma mulher. O outro, incapaz de controlar a própria força, prefere que a mulher se esforce para ser como ele (se masculinizando)...
Essas delicadezas machistas (abrir portas, flores etc) nada mais são que símbolos que representam essa realidade. É o homem dizendo que pode ser delicado com uma mulher somente sem deixar jamais de ser homem, de ser macho!