Conceito de Outsourcing
O outsourcing é basicamente uma terceirização nos setores estratégicos da empresa. Ele faz com que a empresa se foque naquilo que sabe fazer de melhor, enquanto o outsourcing cuida daquilo que pode trazer problemas para ela. Com a utilização do outsourcing e uma competente administração, é possível agregar valor reduzindo-se os custos e aumentando a produtividade.
Conceito e Evolução* de Operador Logístico: Durante os séculos 70 e 80, as empresas atingiram seu maior desenvolvimento nas áreas internas e passaram a prestar serviços a outras empresas. Com isso, sentiu-se a necessidade de contratar pessoas para as atividades logísticas, que se tornaram mais complexas. Depois disso, as empresas passaram a terceirizar esse serviço, de forma que aqueles funcionários passaram a abrir empresas especialistas para executar essas operações logísticas. Um operador logístico precisa prestar serviços em no mínimo três atividades básicas: gestão de transportes, controle de estoques e armazenagem. Ele é contratado para agregar valor aos produtos de seus clientes, sendo responsável por executar ou gerenciar atividades logísticas das fases da cadeia de abastecimento dos consumidores.
Operações realizadas pelo Operador Logístico: Ao, ser contratado, o operador logístico integra mais que uma função dentro da cadeia de abastecimento. Muitas áreas e atividades são fornecidas, como por exemplo: Gestão das cargas de transporte para as lojas, gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns, consolidação da carga de diversos locais, desconsolidação ou reconsolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas.
Futuro do Operador Logístico: Com o avanço da globalização e a internacionalização dos serviços, as empresas necessitarão cada vez mais de investir em sua logística, para um alcance maior de clientes e um aumento na qualidade do produto e do transporte. O futuro do operador logístico também depende da internet,