trabalho de filosofia
(“Panfleto: Aviso ao povo Bahiense”)
O fragmento apresentado se refere ao movimento conhecido como “Conjuração dos Alfaiates”.
Em relação a esse movimento ocorrido na Bahia em 1798, é correto afirmar que os revoltosos pretendiam.
a) instalar uma República Provisória na cidade de São Salvador, com apoio da elite burocrática e de alguns membros do alto clero.
b) defender o fim da dominação colonial garantindo, porém, a preservação do regime monárquico e a manutenção da escravidão.
c) estabelecer um governo democrático na Capitania da Bahia de Todos os Santos, com igualdade de direitos, sem distinção de cor ou riqueza.
d) protestar contra a política mercantilista portuguesa, buscando conseguir o apoio do governo norte-
-americano para pôr fim ao pacto colonial.
17. (UFPI-07) Acerca da Inconfidência Mineira (1789), é correto afirmar que:
a) a Coroa Portuguesa, diante da possível vitória do movimento, negociou com os inconfidentes e propôs a anistia total aos revoltosos.
b) o projeto dos inconfidentes, com o objetivo de deslocar mão de obra para as minas, incluía o fechamento de engenhos e de fábricas de tecidos.
c) a maior parte da direção do movimento era formada por pessoas pobres, e em suas propostas havia a defesa da extinção da propriedade privada.
d) a rebelião ocorreu em um contexto no qual acontecia a diminuição da produção do ouro e o aumento na cobrança de imposto por parte da Coroa Portuguesa.
e) a introdução do trabalho livre em substituição à mão de obra escrava e a indenização aos grandes proprietários escravagistas era defendida pelos inconfidentes.
18. (UFMG) As chamadas “rebeliões anticoloniais”, no Brasil,