VIGIAGUA
A Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente e para avaliar os riscos que a água consumida representa para a saúde humana.
Vigilância da Qualidade da Agua Para o Consumo Humano
Vigiágua é o programa de Vigilância Ambiental em saúde relacionada á qualidade para o consumo humano, que consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde publica para garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e para avaliar os riscos que a água de consumo representa para a saúde humana. A Vigilância da qualidade da agua para consumo humano e uma atribuição do setor saúde há mais de três décadas e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde publica, objetivando garantir que a agua consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. A avaliação dos riscos a saúde humana representada pela agua utilizada para o consumo humano também constitui uma premissa da vigilância da qualidade da agua. As atividades da vigilância devem ser rotineiras e preventivas, sobre os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de agua, a fim de garantir a redução das enfermidades transmitidas pela agua de consumo humano.
O programa VIGIAGUA inclui modelo, campo e forma de atuação e dentre diversas importantes questões estabelece ações básicas e estratégicas para a efetiva implantação da vigilância da qualidade da agua para o consumo humano, por partes das três esferas governamentais do setor saúde ( federal, estadual, municipal), obedecendo, desta forma, os princípios que orientam o Sistema Único de Saúde no Brasil.
Operacionalização
Dentro dos princípios e diretrizes do SUS, a