Tratamento de Agua
INTRODUÇÃO:
São Gabriel da Cachoeira é um município situado na região noroeste do estado do Amazonas, com uma distância de 850 Km da capital Manaus, e limita-se ao norte com a Colômbia e Venezuela, ao sul e ao leste com o município de Santa Isabel do rio Negro e Japurá. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca se 4,6 milhões de crianças de até 5 anos de idade morrem por ano de diarréia, doença relacionada a ingestão de água não potável agravada pela fome e resultado da má distribuição econômica de renda. O abastecimento de água potável e o saneamento ambiental poderiam reduzir em 75% as taxas de mortalidade e enfermidades da população (Hirata, 2000).
OBJETIVOS:
I. Identificar a potabilidade das águas utilizadas para consumo humano em São Gabriel da Cachoeira;
II. Adotar medidas de prevenção contra água imprópria para o consumo humano;
III. Informar a população da qualidade da água.
METODOLOGIA:
O trabalho vem sendo realizado desde agosto de 2010 com implantação do laboratório de análise de água – VIGIAGUA, a coleta é feita semanalmente nas segundas feiras baseada no plano amostral com auxilio de frasco coletor com tio sulfato. Em seguida as amostras são entregue ao laboratório. No laboratório é feito o exame microbiológico através do teste Colitag, onde o resultado é obtido em 24 horas após incubação.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
A final foram coletadas 150 amostras em 2010 onde 79 amostras positivas para Escherichia coli (fecal) e coliformes termotolerante (total), isso equivale a 52,66% do total analisado e 121 amostras em 2011 onde 59 amostras positivas para Escherichia coli (fecal) e coliformes termotolerante (total), isso equivale a 48,76% do total analisado, somando os dois anos foram coletadas 271 amostras onde 138 amostras fora do padrão, isso equivale a 50,92%. Em relação ao