pEDAGOGIA
Tema: Aprendendo a mover-se no mundo.
Justificativa:
“Wallon assinala que o desenvolvimento se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. A cada estágio de desenvolvimento infantil há uma reformulação e não simplesmente uma adição ou reorganização dos estágios anteriores, ocorrendo também um tipo particular de interação entre o sujeito e o ambiente.” (Educação Infantil – Pra que te quero? . Jane Felipe)
Sabemos que o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência, depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas e é o pretendemos oportunizar.
È importante não perder nenhuma oportunidade para participar do crescimento, criando situações propícias e promovendo a estimulação eles tem necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. As atividades a serem desenvolvidas buscam aproveitar um período privilegiado, quando as crianças tem seu momento de maior desenvolvimento.
Participar do desenvolvimento de um bebê não é como ensinar crianças maiores. A forma de aprendizagem neste período se caracteriza particularmente pela repetição, imitação e exploração sempre envolvendo o brincar.
“Aquisições como a preensão e a locomoção representam importantes conquistas no plano da motricidade objetiva. Consolidando-se como instrumentos de ação sobre o mundo, aprimoram-se conforme as oportunidades que se oferecem à criança de explorar o espaço, manipular objetos, realizar atividades diversificadas e desafiadoras.” (RCNEI-3)
Objetivos gerais:
-Estimular o desenvolvimento individual;
-Observar os movimentos naturais;
-Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em diversas situações de interação;
-Explorar diversos materiais;
-Estimular as sensações auditivas e visual;
-Explorar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento;