vidro na construçao civil
Desde 1980, o vidro tem conquistado espaço na arquitetura e na construção civil. Ele é utilizado com freqüência em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além do seu uso como elemento de segurança em guarda – corpos. Podemos considerar que o largo emprego deste material se deve ao fato de que ele possibilita uma interação entre os meios interno e externo, o que amplia a segurança e a visibilidade. O vidro garante leveza aos ambientes, e tem substituído materiais comumente utilizados em residências, prédios comerciais, hotéis, aeroportos, parques, shoppings, hospitais e escolas, pois leva beleza e harmonias às formas delineares.
O tipo de vidro a ser utilizado para cada projeto irá depender, dentre outros fatores: i) do efeito que o cliente deseja para o produto final; ii) do esforço a qual o vidro será submetido. Para atender à segunda exigência, faz-se necessário conhecer a tecnologia de resfriamento empregado na fabricação do vidro.
Novas tecnologias já permitem o uso do vidro em paredes de sustentação, em pisos e em estruturas de escadas de projetos mais leves.
Há expectativa de que os avanços na tecnologia de fabricação do vidro permitam no futuro, ele seja utilizado também substituindo o aço e o concreto das estruturas, o que irá provocar grandes reduções no custo final das obras. Dentre os diversos tipos de vidro, os mais utilizados na construção civil são: Vidro plano, vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos, e espelhos fabricados a partir do vidro comum. Encontramos ainda as fibras de vidro, matéria prima para fabricação de mantas e tecidos utilizados em aplicações de reforço ou de isolamentos.
Tendo em vista o acima exposto o presente estudo tem como objetivo geral identificar a aplicação do vidro na construção civil, como benéfico para o