VIDRO na construção Civil
Arthur Faoro Graeff
VIDRO: construção civil, natureza e composição química
Caçador, 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
Arthur Faoro Graeff
VIDRO: construção civil, natureza e composição química
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Materiais de Construção I, ministrada pelo professor Frank Dieter, no curso de Eng. Civil da Universidade do
Vale do Rio do Peixe - UNIARP
Caçador, 2014
RESUMO
Atividade elaborada para a disciplina de Materiais de Construção I, do 4º Período do
Curso de Engenharia Civil da UNIARP. Consiste em um apanhado de informações e curiosidades sobre um material muito usado na Construção Civil, o VIDRO. Suas composições gerais e química e na natureza do material.
Palavras-chave: Vidro. Sílica. Vítreo
INTRODUÇÃO
Hoje em dia se tem mais conhecimento a respeito do vidro, nos últimos 30 anos, do que se teve em toda a humanidade nos estudos da tecnologia dos materiais. Os vidros são utilizados na maioria das atividades humanas. Em todas as finalidades podem ser ajustados as necessidades.
Especialistas alegam que o Vidro é o único material que consegue reunir três características que são ideais e com qualidade para o uso no design, sendo elas: Pureza, versatilidade e impermeabilidade. A tecnologia desenvolvida e aplicada ao vidro permitiu que ele adquirisse novas vantagens em relação a outros materiais.
Seu peso foi sensivelmente reduzido, ao mesmo tempo em que se tornou mais resistente. E como embalagem, o vidro é o único material que corresponde plenamente a duas características essenciais das embalagens modernas: protege a natureza, pois o vidro é completamente reciclável, sendo que um quilo de vidro usado dá origem a um quilo de vidro novo. E protege o consumidor, não contaminando o produto embalado e deixando visível o seu interior.
Uma das propriedades tecnologicamente mais