VIDRARIAS
RESUMO O presente relatório deu enfoque para apresentação dos equipamentos utilizados nas praticas de laboratório. Enfatizando a forma de uso dos mesmos nas operações laborais, envolvendo medidas de diversas grandezas, como: medidas volumétricas, de massa e procedimentos que necessitem de algum tipo de equipamento ou utensílio afim.
INTRODUÇÃO Foram descritas de forma sucinta as formas operacionais dos diversos equipamentos utilizados no laboratório. Os utensílios também têm no laboratório uma função importante.
PARTE EXPIRIMENTAL
Vidrarias de Laboratório
Béquer
Recipiente em formato de copo fabricado em geral com vidro de alta resistência em dois modelos o Griffin ou Berzelius. Existem copos de béquer confeccionados em PMP ou PPP mais apropriados para trabalhos em campo
Bastão de Vidro É um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas liquidas em constante movimento. Também auxilia na filtração.
Erlenmeyer Utilizado principalmente em titulações.
Bureta
Tubo de vidro calibrado que serve para o escoamento de soluções padrão, utilizadas em titulações.
Funil de Vidro Usado em transferências de líquidos e em filtrações de laboratório, isto é na separação das fases de misturas heterogêneas.
Funil de Separação ou Decantação Recipiente de vidro em forma de pera, que possui uma torneira. É Utilizado para separar líquidos imiscíveis.
Proveta ou cilindro graduado É um cilindro graduado que serve para medir e transferir líquidos.
Pipeta Volumétrica Serve para medir volumes específicos é constituída caracteristicamente de um tubo com um bulbo. Mede volumes e elevada precisão.
Pipeta Graduada Usadas para medir pequenos volumes geralmente graduada em 0,1 mL.
Pipeta Automática Tem como Vantagem a rapidez de uso. Para medir volumes reduzidos.
Micropipeta