vidrarias
Curso Engenharia Civil
RELATÓRIO SOBRE VIDRARIAS
Teófilo Otoni
25/08/2014
Pipeta: Sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular. Existem diversos tipos, como a pipeta graduada, pipeta volumétrica, a pipeta automática e também as micropipetas (para quantidades muito pequenas de líquido).
Bureta: Utilizada A bureta é um tipo de vidraria utilizada em laboratórios, disposta na vertical (com escoamento de fluido de forma gravitacional), sustentada por um suporte universal (com garras) e, quando em utilização, posicionada sobre um béquer ou erlenmeyer. Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações.
Proveta: Vidraria com baixo grau de precisão usado para medir substancias, muito usado para medir certas quantidades de água destilada.
Béquer: Recipientes usados no preparo de soluções, no laboratório temos o de 250 ml e de 50 ml.
Balão volumétrico: Recipiente com alta precisão nas medidas de substancias líquidas, e muito usada para mistura-las também.
Erlenmeyer: Vidraria usada no aquecimento de substancias, seu formato tem como objetivo evitar que as substancias derramem.
Espátula: Instrumento usado para o transporte de substancias solidas
Piceta: Frasco contendo solvente.
Pera de borracha: Utilizado para causar vácuo em um recipiente adequado.
Tubo de ensaio: é um recipiente usado para efetuar reações químicas de pequena escala com poucos reagentes de cada vez. 1
Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen.
O balão Kitasato: frasco Kitasato ou mais simplesmente Kitasato é um tipo de vidraria de laboratório. É normalmente usado junto com o funil de