Vidrarias
Na busca da veracidade e confiabilidade nos resultados obtidos em dados amostrados com uso das vidrarias volumétricas em laboratório, há necessidade de verificação da exatidão e precisão, para minimizar erros sistemáticos, também chamados de erros determinados, mostrados com falhas nos instrumentos. Logo essa falha é transferida ao longo de todas as amostras mensuradas.
Com o intuito de pesquisar a exatidão e a precisão das vidrarias volumétricas para obter sucesso em pesquisa laboratorial e um bom resultado faz-se necessário cuidados especiais com: segurança, limpeza, ajuste adequado de menisco e uso da técnica dos números significativos. Com essas técnicas e critérios certifica-se a eficiência e eficácia dos resultados amostrados nos experimentos.
Os instrumentos podem apresentar imprecisões em suas medidas. Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinada temperatura[1], da relação; Densidade = massa /volume.
A exatidão e precisão são importantes para otimizar o experimento, evitando ou reduzindo de forma considerável, custos com desperdício e retrabalho.
2.OBJETIVOS
Obter noções básicas de laboratório: Cuidados e limpeza da vidraria utilizando técnicas de manuseio, determinação da massa e calibração de aparelhos volumétricos, descarte de produtos químicos, assim como realizar leitura de menisco em buretas, pipetas e balões volumétricos. Tratamento de dados experimentais, calibração que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento de medida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 BURETA
A pratica realizada consistiu em colocar água destilada em buretas de 25 e 50 mL, foi feito a extração de ar da ponta da bureta abrindo e fechando a válvula da mesma, em seguida ajustado o menisco.
Foi