vidrarias
Se cada área como a de Cerâmica, Plástico e Química saber administrar seus resíduos terão vários benificíos tanto para a Sociedade como para o Meio Ambiente.
Redução do volume de resíduos coletado, que é removido para aterros sanitários, ou outros destinos, proporcionando melhorias sensíveis no processo de decomposição da matéria orgânica (o plástico impermeabiliza as camadas em decomposição, prejudicando a circulação de gases e líquidos). Economia de energia elétrica e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo e um quilo de plástico eqüivale a um litro de petróleo em energia;.
Geração de empregos (catadores, sucateiros, operários, etc.);
Reduzir o consumo de recursos naturais (energia elétrica e água);
Diminuir a poluição do solo, ar e água;
Aumentar a vida útil de aterro sanitário .
Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população. Melhora a produção de compostos orgânicos. Gera empregos para a população não qualificada. Gera receita com a comercialização dos recicláveis. Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
Os resíduos são retirados por uma empresa credenciada que atende os requisitos ambientais. Esta empresa repassa os resíduos para empresas recicladoras legalmente credenciadas para estas atividades, agregando valor monetário pelo material reciclado, gerando um ciclo de sustentabilidade às empresas e pessoas envolvidas, desta forma, todo resíduo gerado que é reciclado retorna como matéria para confecção de novos produtos. A unidade não recebe valor monetário ao disponibilizar os materiais recicláveis. O ganho da unidade, está baseado no correto e adequado destino de resíduos recicláveis gerados dentro desta unidade SENAI.
Desta maneira, promove-se sustentabilidade, renda para empresa e pessoas que recebem os resíduos gerados na unidade, como também economia de recursos naturais: como minérios, madeira e petróleo, proporcionando