Histórico Natura
Empresa brasileira fundada em 1969 por Luiz Seabra, a Natura surgiu inicialmente como um laboratório de cosméticos e uma pequena loja, em São Paulo, com cerca de sete funcionários, responsáveis por vender os produtos e prestar consultoria de beleza aos consumidores.
Em 1974, visando expandir seus negócios, a empresa inicia o processo de venda direta, no qual, inicialmente, as consultoras eram suas próprias consumidoras, que após passarem por treinamento, estavam capacitadas para apresentar o produto e prestar a assistência necessária aos consumidores.
Ainda nos anos 1980,com o crescimento da marca, o próximo passo foi a expansão internacional, iniciada pela America do Sul ( Chile, Argentina, Peru e Bolívia). Já em 2002, começou suas atividades nos free-shops dos aeroportos do Brasil, e no ano de 2005 abre sua primeira loja na Europa, no bairro de Saint-Germain-des-Près, em Paris.
Como resultado de sua crescente expansão, a Natura abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa.
Atualmente, a empresa é líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, inclusive nas vendas diretas, e conta com uma equipe de mais de um milhão de consultoras no Brasil e mais 192 mil atuando fora do país.
O papel da sustentabilidade na empresa
Com a questão da sustentabilidade intrínseca aos seus valores, a Natura, já na década de 1980, desenvolveu refis para seus produtos que gastam até 54% menos de matéria prima, medida responsável pela economia de 2.2 mil toneladas de embalagens produzidas desde então. Suas linhas de produtos também são desenvolvidas de forma sustentável, utilizando-se de constante inovação para alcançar tal objetivo, como é o caso da linha NATURA EKOS, com fórmula baseada na nanotecnologia.
Já no ano de 2005, como reconhecimento ao compromisso que a empresa tem com a sustentabilidade, as ações da Natura