Desenvolvimento do Capital Intelectual
A matéria prima é um item comprado, gastando-se R$ para transporta-la até nossa fabrica. Gastamos dinheiro para armazená-la e, ao começar o processo de produção, colocaremos mão de obra, energia, teremos o desgaste de maquinas para transforma-la em produto final. Quando resulta uma quantidade elevada de resíduos, lembre-se de que foram gastos todos esses insumos no próprio resíduo. E ainda pagaremos para dar-lhe um destino final (incineração, disposição em aterros, etc.). (pag 268)
Conceitos sobre reciclagem:
A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas tais como papel, plásticos, latas de alumínio e de aço, pneus, etc., em que é produzida uma nova quantidade de materiais a partir de sobras e materiais usados que são captados no mercado, a seguir reprocessados, para serem novamente comercializados. Para se definir a vantagem dos processos de reciclagem, deverá ser feita uma análise do ciclo de vida procurando verificar as vantagens em economia de recurso e energia. (pag 282)
A ideia de reciclagem é a parte de um processo mais abrangente de gerenciamento de resíduos. Sua operacionalização envolve 4 fases:
*coleta e transporte do material
*separação e limpeza
*reprocessamento e fabricação de novos produtos
*comercialização dos novos produtos.
Para que o processo de reciclagem seja sustentável ( ou auto sustentável) é necessário que ele seja economicamente viável, ou seja, ele pode começar sendo apoiado por subsídios e incentivos ou doações, porém, a longo prazo, somente continua a existir se houver ganho econômico suficiente, obtido com a venda dos materiais. É essencial que exista um mercado para os produtos reciclados e que a matéria bruta resultante possua um valor