COntabil
EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÃO
MAISE SOARES PEREIRA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
JOÃO LUIS ALEXANDRE FIÚSA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
VERA MARIA RODRIGUES PONTE
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Resumo
No contexto da chamada sociedade da informação, a contabilidade tradicional tem enfrentado dificuldades para avaliar as organizações. Mais do que no acervo patrimonial e recursos financeiros, o valor de uma empresa reside, no conhecimento e informação gerados e por ela gerenciados. Nas organizações, o desenvolvimento e a mensuração de intangíveis que construam o Capital Intelectual (CI) da empresa têm se tornado a atividade estratégica diferencial com manutenção competitiva. Com o objetivo de identificar as iniciativas de desenvolvimento, bem como a mensuração de CI de uma grande empresa brasileira, efetuouse um estudo de caso na maior empresa de telecomunicações do Brasil – Telemar, aplicandose um questionário baseado nos modelos de Antonio Martinez (1999), Guthrie (2001) e
Marques e Simon (2003). Foi possível constatar um empenho em desenvolver ativos intangíveis, dado o número de iniciativas encontradas como construção de CI. No entanto, apesar dos esforços de desenvolvimento do CI, percebe-se uma fraca cultura de mensuração e acompanhamento das iniciativas, dificultando um adequado gerenciamento dos ativos intangíveis da organização.
Introdução
A nova visão empresarial, voltada para a era do conhecimento, requer uma mudança na forma como se devem perceber as organizações. O paradigma anterior, de um modelo contábil puramente mecanicista, com atenção centrada no valor patrimonial, tende a ser substituído por outro de valor mais real, baseado no Capital Intelectual, dando transparência às empresas, ao seu pessoal, investidores e analistas, além de constituir um modelo que tende a ser padrão para todas as organizações, inclusive aquelas sem fins lucrativos.
A organização do futuro terá uma