Capital intelectual: um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento das organizações garantindo sua competitividade no mercado
Título: Capital intelectual: um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento das organizações garantindo sua competitividade no mercado
Aluno: Amanda Domingues de Godoi
Disciplina: Competências Gerenciais Turma: MBA RJ 16 - 2012
Introdução
O capital intelectual é o bem mais importante que uma organização possui. A fim de sustentar sua competitividade no mercado as empresas sempre tem atuado com práticas como reduzir seus custos, inovar seus processos e produtos, porem nos dias de hoje passaram a olhar com mais atenção para seus colaboradores.
As empresas tem percebido a necessidade de investir em seu capital intelectual, motivar seus colaboradores e retê-los de modo a trazer o retorno de todo o investimento realizado pela a empresa.
A relação capital intelectual-competitividade pode desempenhar um papel preponderante na criação de valor para a empresa, estimula sua renovação e desenvolvimento, muda a forma com que compete e faz com que os talentos se tornem um dos pilares da organização.
Os recursos humanos são os principais responsáveis pelo desempenho das empresas e constituem vantagens competitivas num mercado cada vez mais exigente.
Com a globalização, o avanço tecnológico, as empresas estão investindo em capital humano, com o objetivo de ter retorno mais rápido.
Neste contexto, este trabalho tem o objetivo de discutir a importância do capital intelectual como instrumento que estimula o desenvolvimento e a renovação, garantindo vantagem competitiva.
Justificativa
Diante da notória importância dos recursos humanos na sobrevivência das organizações e do acirrado mundo corporativo em que estamos vivendo faz-se necessário investigar e discutir sobre o principal agente transformador dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas: o capital intelectual.
Os ativos intelectuais tornaram-se os elementos mais importante no mundo dos negócios na era do