O capital intelectual é um instrumento que estimula a renovação e o desenvolvimento
Introdução
O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mais do que isso, capital humano significa capital intelectual. Um capital invisível composto de ativos intangíveis.
Toffler (1980) diz que, no momento atual, que é identificado pela Terceira Onda, é a Era do Conhecimento, onde se permite uma grande descentralização de tarefas. Esta fase é caracterizada pelo poder do cérebro, na qual a informação assume o papel de principal recurso econômico.
Justificativa
Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas são obrigadas a investir cada vez mais em recursos humanos, investindo em conhecimento, ou seja, investindo em pessoas qualificadas, nos quais esses profissionais se tornam cada vez mais valorizados. O conhecimento está se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas. Uma riqueza muito mais importante e crucial do que o dinheiro.
Desenvolvimento
O capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário, ao empreendimento.
Cada vez mais, empresas adquirem outras empresas exclusivamente por seu conhecimento. Dispõe-se a pagar mais do que seu valor de mercado esperando obter o acréscimo do novo conhecimento ao seu próprio estoque.
Alguns exemplos bem conhecidos nos confirmam essa mudança de comportamento:
* A compra da Lotus pela IBM, em 1995. A IBM pagou US$ 3,5 bilhões (14 vezes a avaliação contábil de US$ 250 milhões). O ágio pago pela IBM representa sua avaliação monetária do conhecimento exclusivo daquela empresa; * A MICROSOFT, empresa de Bill Gates, é muito mais capital intelectual do que capital físico. O seu valor de mercado corresponde a 100 vezes