Capital intelectual: um novo paradigma na gestão das organizações
ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO
O tema que será abordado ao longo deste trabalho é O Capital intelectual: quebra de paradigmas na gestão das organizações.
O capital intelectual é uma realidade que não se po de ignorar. A sua influência na gestão das organizações, independente do porte, fez surgir novas formas de gestão, novos tipos de comportamento e uma nova postura em relação ao efeito de sua ação no século XXI na dinâmica corporativa.
Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivos:
•
Discutir os efeitos ocasionados pela quebra de paradigmas acerca da era do conhecimento e pelo capital intelectual na gestão das organizações;
•
Abordar as tendências vinculadas a ascensão do capital intelectual nas organizações; •
Discutir a importância do capital intelectual para obtenção de vantagem competitiva. O principal componente envolvido no capital intelectual é o conhecimento, um importante ativo corporativo, o qual é necessário saber e entender administrá-lo, pois no século XXI é o elemento mais importante do mundo dos negócios. A competitividade das organizações passou a ser determinada pelas ideias, experiências e descobertas.
Logo, a corrida e a aceleração da dinâmica do mercado são em direção a novos conhecimentos e novas ideias que agreguem valor a organização proporcionando -as um diferencial. Como exemplo, podemos destacar a MICROSOFT, a qual, empresa de Bill Gates e Paul
Allen, é muito mais capital intelectual do que capital físico. O seu valo r de mercado corresponde a cem vezes o valor do seu ativo tangível.
JUSTIFICATIVA
A sociedade e suas diversas esferas estão vivenciando a terceira revolução industrial, a qual está relacionada desde a estrutura do chão de fabrica até as novas formas de gestão.
A quebra de paradigmas é inevitável porque favorecem a construção do conhecimento, tanto que atualmente estamos vivenciando a era do conhecimento e a valorização do
capital