Vidrarias
Vidrarias
Data: 04/07/2013
INTRODUÇÃO
Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso de vários instrumentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias. As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.
Vidrarias
•As principais vidrarias volumétricas usadas em laboratórios farmacêuticos são balões volumétricos, pipetas volumétricas, pipetas graduadas, cálices graduados, Becker graduado, bastões de vidro, provetas graduadas e buretas graduadas.
•Nem todo tipo de vidraria pode ser seca na Estufa, pois as vidrarias de precisão, como buretas, provetas, balões volumétricos, pipetas volumétricas e graduadas ao serem aquecidas, elas podem dilatar e perder a precisão.
ALMOFARIZ COM PISTILO: Usado na trituração e pulverização de sólidos. Não volumétrico, e não vai para a Estufa.
BALÃO DE FUNDO CHATO: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO. Não é volumétrico, e pode ir para Estufa.
BALÃO DE FUNDO REDONDO: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR. Não é volumétrico, pode ir para Estufa.
BALÃO VOLUMÉTRICO: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório. É volumétrico, e não pode ir pra estufa.
BECKER: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO. É volumétrica, e não pode ir para Estufa.
BURETA: Aparelho utilizado em análises