Vidas Secas
Fabiano é um vaqueiro analfabeto do sertão nordestino, Empregado em uma fazenda, tratado brutalmente por seu patrão. Sem conseguir se comunicar direito com as pessoas, entra em apuros em um bar com um soldado, que o desafiaram para um jogo de apostas. Irritado por perder o jogo, o soldado provoca Fabiano o insultando de todas as formas. Até que por fim acaba insultando a mãe do soldado e indo preso. Sinha Vitória é a esposa de Fabiano, trabalhadora e esperta, sabia fazer contas e sempre avisava ao marido sobre os trapaceiros que tentavam tirar vantagens de Fabiano. Sonhava com um futuro melhor para seus filhos e não se conformava com a miséria em que viviam. Seu sonho era ter uma cama de fita de couro para dormir.
Fabiano e Sinha Vitória tinham dois filhos, O mais novo via o pai como exemplo. Já o mais velho queria aprender sobre as palavras. Um dia a chuva chega e ficam todos em casa ouvindo as histórias de Fabiano. Em meio a suas histórias inventadas, Fabiano pensava se as coisas iriam melhorar dali então.O Natal chegou e a família inteira foi à festa da cidade. Fabiano ficou embriagado e se sentia muito valente, só pensando em se vingar do soldado que lhe colocou atrás das grades, Até a hora dorme no chão.
Depois Fabiano vê o estado em que se encontrava Baleia, com pelos caídos e feridas na boca, e achou que ela pudesse estar doente. O vaqueiro resolve, então, sacrificar a cadela. Sinhá Vitória recolhe os filhos, que protestavam contra o sacrifício, mas não havia outra escolha. Apesar da raiva que sentia de Fabiano, o via como um companheiro de muito tempo. Baleia morre sentindo dor e arrepios.
E assim a vida vai passando para essa família sofredora do sertão nordestino. Até que um dia, com o céu extremamente azul e nenhuma nuvem à vista, vendo os animais em estado de miséria, Fabiano decide que a hora de partir novamente havia chegado. Partiram de madrugada largando tudo como haviam encontrado. A cadela Baleia era uma imagem