Marketing de Guerrilha
2.0 Mercado – Origem e Conceitos
Na história da humanidade, os primeiros mercados funcionavam através da troca. O termo mercado era usado como nome do sítio, onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Contudo, em marketing, os vendedores são vistos como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo um mercado. Os vendedores enviam os seus produtos, serviços e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação em troca.
2.0 Marketing de Guerrilha – Conceitos e Origem
Podemos afirmar que marketing é uma função empresarial composta por uma série de estratégias e ferramentas que tem como objetivo fazer com que os produtos e serviços cheguem ao consumidor com preços esperados e com todas as informações possíveis.
Kotler (2009), afirma que “o marketing passará por um reengenharia de A a Z”. O autor acredita que os profissionais e o próprio marketing passarão a atuar de acordo com princípios diferentes, ele se baseio no fato de que o século XXI passará por uma revolução tecnológica, logo em seus primeiros anos, fato que lavará a uma mudança das empresas, elas deixaram de ocupar tanto espaço físico, podendo ser virtual e estar em qualquer lugar.
Diante da evolução tecnológica, é nítido que somos expostos a várias informações, e essas provocam mudanças, muitas vezes, espantosas. As empresas precisaram então fugir do conforto e buscar vantagens competitivas em soluções novas. Através do marketing, buscaram novas alternativas para entrar no cotidiano das pessoas e posicionar seus produtos e marcas na sociedade e na mente de seu público. O uso da internet e de outras mídias alternativas se desenvolveu no mundo do marketing e o marketing de guerrilha surgiu como um modo barato e criativo de acentuar o interesse do público-alvo, desenvolver uma marca ou divulgar um serviço ou produto.
Enquanto o marketing tradicional se utiliza de meios