O que são monotremados
Équidna. Foto: KeresH [GFDL , CC-BY-SA-3.0 or CC-BY-SA-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
Équidna. Foto: KeresH [GFDL , CC-BY-SA-3.0 or CC-BY-SA-2.5-2.0-1.0], via Wikimedia Commons
Ornitorrincos e équidna são espécies de monotremados da Austrália e Nova Guiné. Não se sabe ao certo de onde e quando surgiram os monotremados, mas há algumas evidências que indicam que tenha sido na Austrália há mais de 180 milhões de anos; o registro mais antigo encontrado foi um fóssil de um pedaço da mandíbula de cerca de 100 milhões de anos que foi encontrado na Austrália.
Monotremados produzem leite, mas suas glândulas mamárias não possuem mamilos, portanto ao nascerem os filhotes lambem um liquido leitoso secretado por esta glândula que contem poros dilatados; possuem uma baixa taxa metabólica e suas glândulas sudoríparas não são eficientes.
Podemos comparar os monotremados com e alguns dos mamíferos viventes mais derivados, os térios (marsupiais). Os monotremados possuem a orelha mais primitiva do que a dos térios. Embora sejam ovíparos, diferentemente dos demais os ovos dos monotremados passam por um período de incubação de 10 dias dentro da fêmea para receber nutrientes. Após seu nascimento há um longo período de cuidados parental, onde a fêmea deposita os ovos dentro de uma toca subterrânea até o momento da eclosão.
Um monotremado só atinge a maturidade com cerca de um ano. Ele só irá se reproduzir com sete anos e vivem cerca de quinze anos. Nos monotremados o sistema reprodutor e excretor não se origina dos tecidos embrionários vizinhos, eles possuem uma câmara (cloaca) onde as aberturas