Vidas Secas
Hebert Gonçalves Pinto Filho
TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
VIDAS SECAS
Carlos Chagas- MG
Outubro - 2014
VIDAS SECAS - Parte I
1 Conceitue:
a Fabiano:
Fabiano é o protagonista da história. Representa a figura de um pai típico de algumas famílias brasileiras: rude, bruto, com pouca instrução educacional, mas sem abandonar o título de trabalhador honesto. Possuía atitudes selvagens e ao se comunicar, geralmente produzia sons guturais, uma das razões que justificam o fato de que ele se entendia mais com animais, do que com os membros da própria família.
b Sinhá Vitória:
Assim como Fabiano, Sinhá Vitória não se comunicava muito bem, mas uma característica que a difere dele é a capacidade de realizar cálculos simples. Ela era inconformada com a situação da família e sonhava com um futuro melhor, tanto para ela, quanto pra eles. Cita diversas vezes o desejo de adquirir uma cama como a do ex-patrão de Fabiano, seu Tomás da Bolandeira. c Baleia:
Graciliano dedica um capítulo de sua obra para Baleira, assim como para os membros da família protagonista, justamente para deixar ainda mais clara a forma com que eles se assemelhavam. Assim como Fabiano, Sinhá Vitória e os filhos do casal, Baleia detinha sonhos e sentimentos, mas não conseguia expressá-los claramente.
d Papagaio:
A curta passagem do papagaio pela história serve para personificar a falta de comunicação existente na família. As poucas vezes em que o bicho emitia som se resumiam a imitar os latidos de baleia, e Fabiano tocando o gado.
e Menino mais velho:
As principais características do menino mais velho eram a curiosidade e a busca pelo conhecimento acerca de coisas simples, como o significado de algumas palavras, por exemplo. Como em sua família nem seu pai nem sua mãe possuíam formação, acabava por não obter respostas satisfatórias. f Menino mais novo:
O menino mais novo se espelhava no pai e tinha a sua