VIDAS SECAS
Brena Karla
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. In: ______. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção primeiros passos, p. 7-116).
EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO
“Ninguém escapa da educação.” (p.7). “Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.” (p. 8). “A educação é, como outras, uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam.” (p. 10).
A educação se dá apartir da cultura de cada povo. A cultura indígena, por exemplo, acredita na ideologia de que a educação se dá de todas as formas, praticando e reproduzindo, onde um aprende com o outro, apenas pela observação. Para eles a educação pode alienar deseducar e torná-los totalmente inúteis para a convivência em sociedade.
QUANDO A EDUCAÇÃO É A ALDEIA
[...] “A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida.” (p.13). [...] “A educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível...” (p.16). [...] “Para se ajustar a criança à sua comunidade” é preciso que ela seja educada”. (p.17).
Nas aldeias os povos indígenas acreditam e valoriza a educação que se dá apartir da transmissão, interação das crianças com aqueles sábios que possuem mais conhecimento. Não necessariamente a criança precise frequentar uma escolar para obter uma educação. Nas aldeias a educação é passada através dos mais velhos onde passam para as crianças toda aquela sabedoria acumulada, onde é através dos seus próprios gestos, onde há as trocas, afinal, a educação não pode ser obtida individualmente e sim em conjunto. Garantindo então a preservação da identidade do povo.