CARREGAMENTO EM ESTRUTURAS FLUTUANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS JOINVILLE
CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE
EMB 5703 - PROJETO ESTRUTURAL DE SISTEMAS NAVAIS I
CARREGAMENTO EM ESTRUTURAS FLUTUANTES
Elisa Rego Mendes
PROFESSORES DA DISCIPLINA
Hazim Ali Al Qureshi
Outubro / 2013
INSERIR NESTE CAMPO O TÍTULO DO TRABALHO
1. INTRODUÇÃO
Um dos principais aspectos do projeto de um navio é o cálculo de cargas induzidas pelas ondas na estrutura do navio. A dificuldade desse calculo é devido a grande irregularidade do mar/oceano. Muitas técnicas foram desenvolvidas a fim de solucionar esse problema. Essas técnicas permitem que as ondas sejam definidas por fórmulas matemáticas, permitindo dessa forma o cálculo de carga das ondas nos navios e a resposta do navio á esse carregamento.
2. CARREGAMENTOS DAS ONDAS PARA PROJETO DE NAVIOS
2.1 Ondas Oceânicas e Suas Estatísticas
A obtenção de dados, informações sobre as ondas oceânicas requer o uso de diferentes elementos de estatística e probabilidade. A distribuição normal é uma das mais importantes distribuições da estatística, é que ela serve de aproximação para o cálculo de outras distribuições quando o número de observações fica grande.
Essa importante propriedade provém do Teorema do Limite Central que diz que "toda soma de variáveis aleatórias independentes de média finita e variância limitada é aproximadamente normal, desde que o número de termos da soma seja suficientemente grande". As ondas que compõe um estado de superfície livre são descritas por dois parâmetros, a altura da onda (diferença entre crista e vale) e o período de pico. Esses dois parâmetros seguem a distribuição normal Gaussiana.
Os parâmetros utilizados para descrever as ondas oceânicas são processos estocásticos, que são funções contínuas no tempo. Os dados dos parâmetros usados para descrever as ondas são coletados através de diferentes amostras durante um período de tempo. Para