Vida
IL-1
Quando secretada em baixa concentração, a IL-1 atua como um mediador da inflamação local. Ela age na célula endotelial para aumentar a expressão de moléculas de superfície que medeiam a adesão de leucócitos, tais como ligantes de integrina. Já em altas concentrações, a IL-1 entra na corrente sanguínea e exerce efeitos endócrinos. A IL-1 sistêmica compartilha com o TNF a habilidade de causar febre, induzir a síntese de proteínas plasmáticas da fase aguda pelo fígado e iniciar o desgaste metabólico (caquexia).
Histamina
A histamina é armazenada pré-formada em células sangüíneas (basófilos) e em mastócitos do tecido conjuntivo, sendo liberada em resposta direta à agressão ou por ação de outros mediadores da inflamação (como C3a, C5a, IL-1) ou de neurotransmissores (substância P). A histamina provoca contração das células endoteliais das vênulas e é o principal mediador da fase inicial do aumento de permeabilidade e do edema inflamatório A histamina Medeia à resposta monofásica do aumento da permeabilidade que é a resposta transitória imediata. A histamina somente aparece e exerce seu efeito quando a agressão provoca a sua liberação. Encontram-se estocada nos grânulos dos basófilos, mastócitos e plaquetas.É considerado o principal mediador da fase imediata de aumento da permeabilidade vascular. É o mediador que inicia a vaso dilatação. Para que tenha ação, deve ligar-se aos receptores das células endoteliais (receptores H1), promove contração das células endoteliais.
Prostaglandinas
As prostaglandinas participam de diversas ações metabólicas, processos fisiológicos e patológicos, vasodilatação ou vasoconstrição, hiperalgesia, contração ou relaxamento da musculatura brônquica e uterina, hipotensão, ovulação,aumento do fluxo sanguíneo renal, proteção da mucosa gástrica e inibição da secreção ácida também no estômago, resposta imunológica, regulação de atividade quimiotáxica,progressão metastática; função endócrina, entre outras.