Atps
Figuras de Retórica
A partir da renovação da retórica com o tratado de Perelman, as figuras deixam de ser uma mera taxionamia. E passam a ser entendidas como possíveis condensados de argumentos.
As figuras se caracterizam por serem formas de uso de língua que se afastam de uso comum, objetivando mais força e adequação aos enunciados. O inventario classificado das figuras e extremamente vasto. Como já visto, e, Durand, as figuras podem ser dicção ou de construção, e , nelas , as operações fundamentais são adjunção , supressão,substituição e troca .
As figuras de palavras referem-se à sonoridade do discurso(ritmo, aliteração,paranomásia , antanáclase ); as figuras de sentido ou significação destinam-se à mudança de sentido das palavras, empregando-se termos que não lhe são habituais ; as figuras de construção dizem respeito à ordem natural das palavras ou do discurso e seus procedimentos são por subtração , repetição ou permutação e por fim as figuras de pensamento são constituídas pela IMAGINAÇÃO , são independentes do sentido , do som e da ordem das palavras
Para o propósito desta tese, que aplica sobretudo a fundamentação teórica em perelman, adotaram- se os três modos de classificação das figuras propostos pela Nova Retórica.Baseadas nos dados do discurso, são as figuras de escolha, figuras de presença e figuras de cumunhão. A seguir, são apresentados três quadros, baseados nas leituras de Dayoub e de Perelman e Olbrechts-Tyteca , que sintetizam as definições dessas figuras ,com alguns de suas respectivas exemplificações ;
FIGURAS DE ESCOLHA: sugerem ou impõem uma escolha.
Definição de oratória
Destaca certos aspectos de uma realidade, sem definir o sentido: utiliza a estrutura de definição, não para fornecer o sentido de uma palavra, mas para pôr em destaque certos aspectos de uma realidade que correriam o risco de ficar em último plano de consciência.
PERÍFRASE