vida
Ver artigo principal: Vida extraterrestre e Astrobiologia
Até a data, a Terra é o único planeta do universo conhecido por humanos a sustentar vida. A questão da existência da vida noutros locais do universo permanece em aberto, mas análises como a equação de Drake têm sido usadas para estimar a probabilidade dela existir. Das inúmeras reivindicações de descoberta de vida noutros locais do universo, nenhuma sobreviveu ao escrutínio científico.
O mais próximo que a ciência moderna chegou de descobrir vida extraterrestre é a evidência fóssil de possível vida bacteriana em Marte (por via do meteorito ALH84001).
A procura de vida extraterrestre centra-se atualmente em planetas e luas que se crê possuam ou já tenham possuído água no estado líquido. Dados recentes dos veículos da NASA Spirit e Opportunity apoiam a teoria de que Marte teve no passado água à superfície (ver Vida em Marte para mais detalhes). As luas de Júpiter são também consideradas boas candidatas para albergarem vida extraterrestre, especialmente Europa, que parece ter oceanos de água liquida.
Fora do sistema solar, o único planeta descoberto até agora potencialmente habitável é Gliese 581 c.
Referências
Dicionário Michaelis UOL. Vida. Página visitada em 5 de fevereiro de 2012. MOORE, K. L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Unesp. O que é vida. Página visitada em 5 de fevereiro de 2012. Molwick. Teorias da origem da vida. Página visitada em 5 de fevereiro de 2012. Silva Júnior, César da; Sasson, Sezar