Fernão Capelo Gaivota - Resenha
Fernão Capelo Gaivota, é um livro de origem americana escrito pelo romancista Richard Bach, publicado originalmente em 1970. O livro conta a história de Fernão Capelo, uma gaivota diferente das outras, que não via o voo apenas como uma forma de coletar comida e sobreviver, mas sim como uma forma de prazer e liberdade.
O livro tem como foco a história de Fernão Capelo e de Fernando seu aprendiz, todavia aparecem na história outras gaivotas que se identificam com a sua ideologia e as que se contrapõem a mesma. Ao todo o livro é dividido em três partes que serão explicadas a seguir.
Parte I: Fernão Capelo Gaivota está cansado de voar apenas para obter comida. Para ele, o voo era uma forma de expressão e liberdade, fazendo acrobacias e voos velozes ia contra as limitações de seu corpo. Quanto ele tenta repassar tais conhecimentos a respeito dos Voos para seu bando, ele é expulso do mesmo se tornando um pária.
Parte II: Logo após ser expulso de seu antigo bando, Fernão encontra duas gaivotas que o apreciam por seu modo de pensar e de voar e o convidam para se juntar ao seu bando. Nesse novo bando, Fernão encontra aquele que será seu mestre, no caso Chiang. Fernão e Chiang acabam tendo uma ótima convivência como aluno e professor, pois Fernão o admira muito pelas suas habilidades e pela sua sabedoria. Após um longo período de treinamento, Chiang afirma que
Fernão já está pronto para seguir com seu caminho e ajudar outras gaivotas a conseguir o mesmo que ele e, logo após isso, some. Fernão, seguindo o conselho de seu mestre, adota Fernando como seu Aprendiz, que também fora expulso de seu bando, mas diferente de Fernão não gostava do seu bando e não queria repassar seus conhecimentos.
Parte III: Fernão ensina para seu aluno que não é necessário rancor e prepotência para que ele seja superior, mas ajudar o próximo independente de seus atos prévios é, de forma fidedigna,
“ser superior”. Com isso em