Vida e Obra de LEV VYGOTSKY
Lev Vygotsky Nasceu em 17 de novembro de 1896 em Orsah pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia. Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Lev Vygotsky uma formação sólida desde criança. Até os 15 ano foi educado em casa por tutores particulares.
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia – área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos.
Em 1924, casou-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito, destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram incorporados no livro
"Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e 1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que defendeu em 1925.
Suas principais obras são:
Construção do Pensamento e da Linguagem. Desenvolvimento Psicológico na Infância.
Estudos sobre a História do Comportamento.
Formação Social da Mente.
Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.
Pensamento e Linguagem.
Psicologia da Arte.
Linguagem
Quando aprendemos a linguagem específica do nosso meio sócio cultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento. Assim podemos ver como a visão de Vygotsky dá importância à dimensão social interpessoal, na construção do sujeito psicológico.
Os processos de desenvolvimento chamaram a atenção de Vygotsky que sempre procurou o aparecimento de novas formas de organização. Psicológica ao invés de reduzir a estrutura de aprendizagem a elementos constitutivos.