Resenha do Livro Como Escrever Textos
Maria Teresa Serafini graduou-se em Literatura Moderna na Universidade "La Sapienza" de Roma, com uma licenciatura em psicolinguística, é especialista em Linguística e professora do ensino médio, apresenta no livro algumas de suas experiências como professora, dando exemplos de que o trabalho da produção de texto é uma questão de prática.
A obra é dividida em três partes, com exemplos e experiências próprios da autora. Em suas 255 páginas o foco do livro é analisar como se desenvolve um texto e os métodos para alcançar os objetivos desejados,.
A primeira parte do livro trata da composição da redação na visão do aluno, ao mesmo é proposto que organize um plano para sua composição, ordene suas ideias através dos grupos associativos e mapas mentais, ele deve organizar o texto para que assim todas as suas ideias possam ser usadas de forma clara e concisa. São abordados os elementos necessários para se construir um bom texto como o destinatário, o objetivo do texto, o gênero, o papel do redator, o objeto da redação, o comprimento do texto, os critérios de avaliação, os tipos de parágrafos, conectivos, pontuação, revisão e construção passo a passo do texto, sempre dando exemplos para que o aluno faça melhor proveito das técnicas ensinadas.
A segunda parte da obra é direcionada ao professor, que é o encarregado de escolher o tema, fazer a correção e a avaliação do texto feito pelo aluno, Serafini trabalha de que forma deve ser feita a escolha do tema para a redação, mostra a diferença entre correção e avaliação, o modo que a correção deve ser feita pelo professor é muito bem detalhado através dos seis passos descritos e exemplificados por ela. Serafini também aponta princípios e métodos que são eficazes para o professor na hora da avaliação do texto.
A terceira e última parte também é centrada no professor, nela Serafini trabalha a didática na escrita, trazendo mais princípios