Vida escolar - uma análise do processo de ensino–aprendizagem à luz da teoria de bourdieu
Campus Ariquemes
Cláudio Goto
Edimar Vieira
Gilson Bassay
Joseane Ferreira
Tequeila Batista
Vida Escolar
Uma análise do processo de ensino–aprendizagem à luz da teoria de Bourdieu
Trabalho apresentado à disciplina de
Sociologia da Educação para obtenção de nota parcial do 2º Período do curso de Ciências Biológicas – IFRO –
Campus Ariquemes.
Prof. Roniel Sampaio Silva
Ariquemes - RO
2012
A vida escolar – Uma análise do processo de ensinoaprendizagem à luz da teoria de Bourdieu
Bourdieu, através dos seus estudos sobre os problemas das desigualdades escolares, tornou-se um marco na Sociologia da Educação, bem como do pensamento e prática educacionais. Em meados do século XX predominava nas Ciências Sociais, uma visão extremamente otimista, no que se refere à escolarização, onde se esperava um papel central da educação no processo de superação do atraso econômico, criando-se assim uma sociedade justa, moderna e democrática. Supunha-se que por meio da escola pública e gratuita poderia ser resolvido o problema do acesso à educação igualitária, e assim, seria garantida a igualdade de oportunidades entre todas as pessoas. A escola seria, nessa perspectiva, uma instituição neutra, que colocaria todos os seus alunos num mesmo grau de possibilidades de sucesso futuro.
Bourdieu, no entanto, critica essa “postura democrática” da escola, levandonos a pensar sobre o que poderia ser considerado como uma educação igualitária.
Segundo os trabalhos de Bourdieu, as pessoas já carregam consigo um histórico – cultural, social, econômico – e essas particularidades de cada um são refletidos nos resultados dos processos de ensino e aprendizagem.
À luz da teoria de Bourdieu, faremos um breve estudo, sobre o histórico escolar de uma criança em particular, com seu histórico, suas dificuldades, virtudes e sonhos, enfrentando passo a passo todas as circunstâncias do processo da