pierre
Fundamentos Sociológicos da Educação
INTRODUÇÃO
O portfólio, ora apresentado pela equipe, visa desenvolver a pesquisa independente e colaborativa, o autoaprendizado sistemático dos pressupostos teóricos da Sociologia da Educação, como forma de auxiliar no desenvolvimento de competências requeridas aos acadêmicos do curso de Pedagogia, bem como os previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a aplicação de tais teorias e conceitos como forma de solução de problemas práticos relativos à profissão.
A importância desse estudo se deu quanto à ampliação do raciocínio lógico, à crítica e à reflexão, bem como à emancipação intelectual de futuros professores.
A finalidade desse portfólio é registrar o olhar crítico da equipe sobre a educação e percorrer os novos caminhos na trajetória da Sociologia da Educação.
No âmbito intelectual, percebe-se que estudiosos ofertaram ao campo da Sociologia teorias e questionamentos a se confrontarem com o funcionalismo predominante até então. E é partindo desse estudo que a equipe desenvolve suas reflexões e posturas sobre o que deve ser a educação moderna e a sala de aula contemporânea. Tais estudos nos apresentam o campo da Sociologia da Educação numa aproximação estreita como cenário políticoinstitucional no qual se insere.
Nesse estudo, aborda-se que a crítica pós-moderna nos apresenta a mudança de fronteiras para a cambiante natureza das formações sociais e de classes das sociedades capitalistas pós-industriais para a crescente transgressão das fronteiras entre a vida e a arte, alta cultura e culturas populares, cultura popular, imagem e realidade, conforme Giroux (1993, p. 42).
Nas considerações finais dessa pesquisa, apresenta-se a visão do paradigma moderno, menos marcado pela visão do interior da escola e a busca de suas especificidades, particularidades e visualização do aluno como ser movido por sentimentos e emoções.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se a realização desse