Vida de Nilton Petroni
Ronaldo ao tentar driblar um adversário, o jogador sofreu uma ruptura completa do tendão patelar. O Fisioterapeuta recuperou o atleta usando um método criado por ele, e o chamado de "Método de recuperação acelerada para atletas lesionados”, que foi bastante criticado na época, por ser algo quase impossível, por causa da lesão do jogador. O tratamento começa com um trabalho na piscina, diminuindo o peso do corpo para ganhar força e resistência. As sessões duravam 10 horas diárias.
Naquela época o fisioterapeuta estava tendo uma provação profissional, pois seu filho de 14 anos estava com uma doença de estado avançado de Distrofia Muscular Progressiva, no qual os músculos vão perdendo suas funções. Nilton se esforçou muito, porém não conseguiu salvar seu filho, que faleceu em Abril de 2011. Foi um período difícil em sua vida, pois estava passando por provações profissionais e pessoais.
Apesar das fatalidades, o Fisioterapeuta conseguiu tratar o jogador Ronaldo, para a copa de 2002. E o craque recuperado ganhou a Copa do Mundo e dedicou a vitória ao fisioterapeuta e amigo Nilton. Romário que indicou o fisioterapeuta a Ronaldo, e lhe deu o apelido Filé, por causa de sua magreza.
Em 1996, Ronaldo estava com um problema no joelho e Filé tratou dele. Foi ali que nasceu a amizade do Fenômeno com o Fisioterapeuta. Tanto que Nilton estava ao lado do jogador, quando ele foi eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez. E na queda, quando ninguém acreditava em sua recuperação. Depois do tratamento, o atleta saiu fortalecido e jogando muito bem. Não só Ronaldo saiu bem e fortalecido, a amizade dos dois também. Tanto que Ronaldo insistiu que Nilton fosse seu parceiro em qualquer negócio ligado à Fisioterapia.
Fonte: