Vida de Adam Smith
Adam Smith nasceu em 5 de Junho de 1723 em Kirkcaldy no Reino Unido. Smith era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith. O pai faleceu dois meses depois do nascimento. Fez seus primeiros estudos na sua cidade natal e aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se graduou no ano 1740, conseguindo também uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, onde estudou filosofia.
Em 1751foi professor de lógica na Universidade de Glasgow e no ano seguinte, passou a leciona filosofia moral. Nessa época, travou relações com os nobres e altos funcionários, o que lhe permitiu em 1758 ser eleito reitor da Universidade.
Em 1763, Adam Smith mudou-se para a França. Após um ano na cidade de Toulouse passou por Genebra, onde se encontrou com o filósofo Voltaire. Novamente em Paris, Adam Smith teve contato com vários filósofos iluministas.
Estava no ano de 1767, quando Smith decidiu retornar a Kirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria econômica. Passou três anos em Londres, locais onde o seu livro foi concluído. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações". Este foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo.
Não passado muitos tempo tornou-se comissário da alfândega na Escócia, o que lhe garantiu bons proveitos. Reconhecido e considerado um grande filósofo e economista exímio por seus contemporâneos, Adam Smith morreu em 1790, com 67 anos de idade.
No livro Life of Adam Smith, Rae escreve: “Aos 4 anos, durante uma visita à casa de seu avô em Strathendry nas margens do Leven, ele foi roubado por uma banda de passagem de ciganos, e por um tempo não pôde ser encontrado”. Mas, um cavalheiro disse que havia encontrado uma mulher cigana a poucos quilômetros pela estrada carregando uma criança que chorava copiosamente. Guardas foram enviados imediatamente na direção indicada, e eles se