Resumo da vida e obra de adam smith
VIDA
Adam Smith foi um dos mais importantes filósofo e economista da história. Ele nasceu na cidade de Kirkcaldy, Escócia, no ano de 1723 e faleceu em Edimburgo em 1790. Um típico filho de uma família da classe alta da época. Seu pai era funcionário público que chegou a ocupar postos de certa importância na administração escocesa e sua mãe, Margareth Douglas Smith, descendia de proprietários de terras do condado de Fife.
De sua infância, pouco se sabe além do curioso fato que com quatro anos, teria sido raptado por um bando de ciganos e recuperado poucas horas depois. Importantante salientar entretanto, que um evento claramente marcou seus primeiros anos e definiu os profundos laços afetivos que o uniriam a sua mãe: a morte prematura do pai, pouco antes do nascimento de Smith, que seria o único filho do casal. Na opinião de contemporâneos íntimos de Smith, sua mãe Margareth foi o grande amor do grande filósofo e economista, que nunca se casou. Ela faleceu apenas dois anos antes de sua morte.
O início de sua formação acadêmica teve lugar na Universidade de Glasgow, para a qual Smith foi admitido com 16 anos de idade, após completar sua educação secundária na cidade natal. Dos três anos passados em Glasgow, onde iniciou o estudo dos clássicos greco-romanos, Matemática, Teologia e Filosofia, o fato mais importante a se destacar é a grande influência sobre ele exercida por Francis Hutcheson, um dos maiores teóricos protestantes da Filosofia do Direito Natural, então Professor de Filosofia Moral em Glasgow. Foi em seus cursos (basicamente o que hoje seria considerado uma mistura de Ética, Direito e princípios de Economia, Política Comercial e Finanças Públicas) que Smith iniciou o estudo dos problemas econômicos. Em 1740, entrou para Oxford e já em 1748 começou a lecionar em Edimburgo, onde conheceu David Hume importante filósofo do período que se tornou seu grande amigo.
OBRA
Em 1759, publicou sua obra Teoria dos