Quem foi adam smith
Este trabalho tem como finalidade apresentar quem foi, as ideias e as obras de Adam Smith, também a importância de seu estudo sobre a economia, que possibilitou a maior compreensão sobre esse tema.
Adam Smith
Quem foi ele?
Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII. Ele foi o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo económico.
Suas ideias
Ele enfatizou que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.
A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, isso melhoraria a qualidade dos produtos e aumentaria o ritmo de produção. Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade.”.
As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.
Obras principais:
- Teoria dos sentimentos morais