Manual de higienização
OBJETIVO
Controlar e avaliar permanentemente os riscos biológicos decorrentes do processamento de roupas sujas, sejam hospitalares, hoteleiras ou industriais, preservando a qualidade da higienização dos enxovais e a segurança dos funcionários envolvidos com o processo, tanto a nível de infecção pelo contato com os diversos agentes contaminantes oriundos destes enxovais, quanto a nível de segurança no trabalho.
COMENTÁRIOS
Este manual é uma versão preliminar, desenvolvida com o intuito imediato de sanar questões consideradas críticas, tanto pela Ciclos Lavanderia quanto pelos responsáveis pelos Setores de Controle de Infecção dos nossos clientes. Portanto, deverá ser ampliado e aperfeiçoado constantemente, visando-se atingir um nível de detalhamento mais específico em curto espaço de tempo, tornando-se, assim, um material definitivo.
TÓPICOS
I. Estabelecimento de normas II. Treinamento do pessoal ativo III. Treinamento do pessoal iniciante IV. Campanha institucional permanente V. Programa de acompanhamento contínuo VI. Avaliação mensal VII. Treinamento externo VIII. Gerais
I. Estabelecimento de normas
a. Higienização pessoal b. Higienização do ambiente c. Higienização dos equipamentos d. Cuidados com a higiene do enxoval e. Uso de EPI f. Objetos estranhos ao enxoval
a. Higienização pessoal
A higiene pessoal é importante para eliminar qualquer riscos de contaminação por bactérias ou outros agentes biológicos, garantindo assim o controle de infecções.
No ambiente da lavanderia, a higiene pessoal deve ser vista não somente como proteção à pessoa do colaborador quanto também para que se evite que sua falta possa transmitir agentes biológicos nocivos a outras pessoas, através do contato com a roupa que é processada. Deve-se existir as seguintes preocupações:
- Com o próprio