Resumo vida Adam Smith
Este trabalho tem como objetivo conhecer a vida do economista Adam Smith, compreendendo assim os fatos históricos que contribuíram a fazê-lo ser conhecido até hoje como o pai da economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. O trabalho enfatiza à analise de aspectos socioeconômicos da sociedade da época, além dos fatos que possam ter influenciado na visão da economia de Adam Smith, identificando as influências sobre o mesmo, desde seu período como universitário, onde se destaca o professor Francis Hutcheson, até o fim de sua vida.
O trabalho busca ainda não apenas compreender o que o influenciou, mas também sua contribuição para a economia, de forma que muito de suas teorias são aplicáveis e válidas atualmente, mesmo ele sendo de uma época pré-revolução industrial, num período de grande atividade marítima e acumulação de metais preciosos, o que ele analisará e concluir em seus livros, seja na “Teoria dos Sentimentos Morais” (1759) como em “A riqueza das nações (1776)”.
2. Vida de Adam Smith
Adam Smith nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, período de grande atividade marítima que antecedeu a Revolução Industrial. Filho de Adam Smith, um fiscal da alfândega que morreu poucos meses antes de seu nascimento, e de Margareth Douglas Smith, descendente de proprietários de terras no condado.
Ingressou na Universidade de Glasgow em 1737 no curso Humanidades onde teve contato com diversas matérias, entre elas Matemática, Filosofia, Teologia e etc. Durante os três anos que passou na universidade, sofreu grande influencia de seu professor de filosofia moral, Francis Hutcheson. Em 1740 conseguiu uma bolsa para estudar Filosofia em Oxford, onde aprendeu boa parte de seus novos conhecimentos por conta própria, devido ao fraco ensino e uma cidade atrasada em comparação há Glasgow, para onde voltou em 1746.
De volta à Escócia, tem a chance de ocupar o cargo provisoriamente