coesão e coerência
A coesão é quando você une partes de um elemento inteiro que é um texto.
Há dois mecanismos:
Retomada de elementos;
Encadeamento de segmentos do texto;
É possível fazer com pronomes relativos ou demonstrativos, acabou se de falar algo e se toma a um elemento q já foi referido no texto e também analisar a partir das idéias que iram aparecer no texto . Deve-se ter o texto como um todo
Ex Incorreto :”Gera-se, assim, o circulo vicioso do pessimismo. As coisas não andam porque ninguém confia no governo. E porque ninguém confia no governo as coisas não andam.”
Ex correto:” Gera-se,assim,o circulo vicioso do pessimismo.As coisas não andam porque ninguém confia no governo.E ninguém confia no governo porque as coisas não andam.”
*Coerência: Une a idéia de sentido que já foi dita, não podendo desviar o assunto alterando o sentido e retomar a algo proposto pelo autor. Portanto se uma parte do texto que já foi dita não estiver conectada com a anterior ou a que vira eu não tenho a coerência , terá uma idéia quebrada .
Ex Incorreto :Meu cachorro latiu , quando a porta eu abri , o dia estava lindo.
Ex correto : O dia estava lindo.Quando eu abri a porta, meu cachorro latiu.
* Informatividade
Os textos apresentam diferentes níveis de informação ao receptor, sendo algumas úteis, pois o leitor adquire novos conhecimentos, outras já conhecidas por ele, e também aquelas consideradas fúteis não agregam nada de produtivo.
As informações contidas nos jornais, tele-jornais, revistas científicas são as considerados por todos como sendo de utilidade pública.
Já as de horóscopo, revistas com enfoque sobre a vida dos famosos, moda, são as ditas por fúteis, mas que todos utilizam para passar o tempo.
*Situacionalidade
A situacionalidade pode ser considerada em duas direções: da situação para o texto e vice-versa.
No primeiro sentido, a situacionalidade refere-se ao conjunto de fatores que tornam um texto relevante