economia aplicada
Superávit Primário é o resultado positivo das contas do Governo sem levar em consideração os juros do governo pois as contas são consequências financeiras de ações anteriores (indica que os gastos foram menores que a receita ou que a arrecadação foi maior que os gastos). Tal fator resulta na credibilidade do país pois indica como o governo está administrando suas contas. Na ocasião, o aumento do superávit resultou no aumento da credibilidade do país, mostrando que o governo tinha controle das contas públicas e mostrando também que poderia honrar com a dívida pública. Os investidores observam em especial a evolução de relação Dívida/PIB, considerando o principal indicador de solvência do país. Quanto menor esta relação maior a confiabilidade do pagamento da dívida pelo governo, o que trará aumento dos investimentos.
7. Explique quais são as 3 funções da moeda.
A moeda é o meio de troca e a unidade de valor da economia, baseada em credibilidade. Ela possui funções de a) moeda bancária, b) spread bancário e c) multiplicador da base monetária.
Assim sendo:
a) Esta função de papel-moeda, ou, o dinheiro em circulação nos mercados, emitido pelo governo. Não precisa ter valor intrínseco, podendo consistir nos vales-refeição, vales-transporte ou depósitos bancários sujeitos a cheque. Estes últimos dizem respeito ao dinheiro bancário que os correntistas podem sacar dos bancos.
b) Portanto, há a segunda funcão da moeda, o spread bancário. Os bancos comunicam-se via mercado interbancário, suprindo as necessidades uns dos outros através de empréstimos, mesmo que um faça mais saques que depósitos. Esta é a função de mercado interbancário de moeda, juntamente com a taxa interbancária (normalmente, 95 % do Certificado de Depósito Interbancário – CDI). Estas transções de captação e