adam smith
Adam Smith foi um economista e filósofo liberal do século XVIII, nasceu em 5 de junho de 1723, na pacata localidade de Kirkcaldy no Condado de Fife (Escócia) , filho de típica família de classe média. Smith se tornou o primeiro economista político que o mundo já conheceu. Ele foi tomar o seu lugar à frente da primeira escola de economia, que até hoje existe e é conhecida como a “escola clássica". O pai de Smith, que havia morrido antes do seu nascimento, era um “controlador de costumes.”
Em 1740, com 17 anos, Smith foi expulso de Oxford com uma bolsa de estudo. Foi em Oxford que ele aprendeu grego e foi la também que ele leu de Hume “Um Tratado da Natureza Humana”, uma obra escrita durante os anos de 1734-1735. David Hume, de Edimburgo, nasceu doze anos antes de Smith, foi mais um dos escoceses “luzes”, que eram tão proeminentes nesta idade. O interesse de Smith em sua obra gerou conflito com as autoridades de Oxford.
Em 1751, aos 28 anos, Adam Smith tornou-se professor de Lógica na Universidade de Glasgow, e em 1752 assumiu a Presidência de Filosofia Moral e começou a lecionar aulas. Em 1759, ele publicou sua “Teoria dos Sentimentos Morais”, uma obra que se espalhou pela Alemanha e França, foi um trabalho que ele permaneceu revisando até o ano de sua morte que foi em 1790. Em 1776 ele publicou “A Riqueza das Nações” que lhe trouxe fama e pode-se dizer que foi uma análise sobre as consequências extraordinariamente beneficas da liberdade econômica. Foi nessa obra que ele definiu a economia como ciência, e lançou bases para a compreensão sobre a economia de mercado, muitas de suas conclusões são válidas até os dias de hoje, porém antes da publicação dessa obra Smith já era um consagrado professor e escritor.
Adam Smith escreveu a sua “economia” como parte de seu trabalho como filósofo. Na época de Smith, grande parte do estudo realizado nas universidades foi de história e filosofia, um curso