Vida da ferramenta
A vida da ferramenta é o tempo que a mesma trabalha efetivamente ( deduzidos os tempos passivos ), até perder sua capacidade de corte. Considerando um critério de fim-de-vida pré-estabelecido (exemplo :VB, nº de peças produzidas, etc ).
Alcançada a vida útil limite, a ferramenta deve ser reafiada ou substituída.
O percurso de corte (LC) e o percurso de avanço (Lf) para uma vida de T minutos é dada pelas eq. 7.1 e 7.2 (livro texto)
Prof. Wanderley do Prado
Aula 7- Desgaste e Vida da Ferramenta
Para as ferramentas de aço rápido, a destruição da aresta de corte se dá comumente devido à diminuição de sua dureza, causada pela elevada temperatura de corte.
Nas ferramentas de metal duro recobertas, o desgaste (de flanco) cresce lentamente enquanto a cobertura resiste à abrasão. Depois, com a perda da desta proteção, cresce de forma acelerada. É o momento da troca da ferramenta..
Prof. Wanderley do Prado
Aula 7- Desgaste e Vida da Ferramenta
Nas cerâmicas, geralmente o lascamento determina o fim da vida e não desgaste de flanco ou de cratera.
Muitas vezes, o operador determina o fim de vida. O medo de quebrar a pastilha pode gerar uma troca muito antes do necessário.
O ideal seria uma medição da rugosidade da peça. Na prática, ao invés de colocar um rugosímetro ao lado de cada máquina, medições indiretas podem solucionar o problema. Prof. Wanderley do Prado
Aula 7- Desgaste e Vida da Ferramenta
Fatores que influenciam o Desgaste
Parâmetros de corte - A velocidade de corte é o parâmetro que mais influencia a progressão do desgaste. Seguida pelo avanço e pela profundidade de corte. Por exemplo, a diminuição na vida útil causada por um aumento de 10% na velocidade de corte é muito maior que a causadapor um aumento do avanço que ocorresse na mesma proporção.
Isto ocorre porque, com Vc maior aumenta a quantidade de calor, sem um aumento da área da ferramenta que recebe este calor. aumenta o calor e também a área.
Prof. Wanderley