DESGASTE E VIDA DA FERRAMENTA
FERRAMENTA
FABIANO DIAS FERREIRA
FRANCIELE SOARES
DESGASTE E VIDA DA
FERRAMENTA
A vida de uma ferramenta pode ser definida como sendo o tempo em que a mesma trabalha efetivamente, sem perder o corte ou até que se atinja o critério de fim de vida previamente estabelecido. O fim de vida de uma ferramenta de corte pode ser definido pelo grau de desgaste estabelecido.
O desgaste afeta: precisão, qualidade e aumento da força de corte. A aresta da ferramenta se desgaste com maior facilidade na face de saída e no flanco, sendo dependente da forma e da duração da solicitação térmica, mecânica e química da região.
O motivo do desgaste está na combinação de altas temperaturas de usinagem e fortes carregamentos mecânicos.
AÇOS RAPIDOS
Aço rápido, ligado ao molibdênio, vanádio e tungstênio; que em função do balanceamento químico apresenta alta temperabilidade, alta tenacidade, alta resistência ao desgaste e excelentes propriedades de corte.O AISI M2 possui composição química de Carbono (0,85%), Silício (0,30%) Manganês (0,30 %), Cromo
(4,10%), Molibdênio ( 5,00%), Vanádio
(2,00%) e Tungstênio (6,10%).
APLICAÇÕES
Empregado em brocas, machos, fresas comuns e tipo caracol, facas, brochas, alargadores, pentes de laminação de rosca, etc. Também é utilizado em operações de corte e conformação a frio, em matrizes e punções, ferramentas nas quais pode ser utilizado com menor dureza de acordo com a particularidade de aplicação.
DESGASTE DA
FERRAMENTA
O desgaste da ferramenta e gerado na combinação de avanço e altas velocidades,
E o fluido de corte tem um papel fundamental para diminuir o desgaste da ferramenta, aumentando assim sua vida útil.
FLUIDO DE CORTE
A utilização de fluidos de corte durante a usinagem serve para diversas funções, entre elas, a lubrificação e resfriamento eficientes na interface da ferramenta/peça, bem como eliminação dos cavacos. A falha na expulsão deste material pode resultar em ocorrências desfavoráveis à