Ferramentas de usinagem
Desgaste Frontal : ocorre na superfície de folga da ferramenta, causado pelo contato entre ferramenta peça.
É o tipo de desgaste mais comum.
Todo processo de usinagem causa desgaste frontal
* Desgaste de Cratera: É o tipo de desgaste que ocorre na superfície de saída da ferramenta, causado pelo atrito entre a ferramenta e o cavaco * Não ocorre em todos os processos de usinagem, como ferramentas de metal duro recoberto, ferramentas de cerâmica e quando o material da peça é frágil (gera cavacos curtos). * * Deformação Plástica da Aresta de Corte: Muitas vezes, a pressão aplicada à ponta da ferramenta somada à alta temperatura gera deformação plástica da aresta de corte (figura 6.3). * Tais deformações provocam deficiências do controle de cavacos e deterioração do acabamento superficial da peça. * O crescimento desta deformação pode gerar a quebra da aresta de corte.
* Lascamento: É um tipo de avaria da ferramenta, pois ao contrário dos desgastes frontal e de cratera que retiram continuamente partículas muito pequenas da ferramenta, no lascamento (figura 6.4), partículas maiores são retiradas de uma só vez. * Ocorrem principalmente em ferramentas com material frágil e/ou quando a aresta de corte é pouco reforçada. * Prejudicam o acabamento superficial da peça e, se continuam crescendo, provocam a quebra da ferramenta. Trincas: São causadas pela variação da temperatura e/ou pela variação dos esforços mecânicos
* Quando tem origem térmica, elas ocorrem perpendicularmente à aresta de corte (figura 6.5) * As trincas quando tem origem mecânica são paralelas à aresta (Figura 6.6)
Quebra: Como foi visto, todos os desgastes e avarias da ferramenta, ao crescerem podem gerar a quebra da ferramenta
Algumas vezes, porém, a quebra (figura 6.7) pode ocorrer inesperadamente devido à alguns fatores