Ferramentas de usinagem
FERRAMENTAS
DE USINAGEM
Setembro/2012
Introdução
Os processos de usinagem começaram a serem desenvolvidos quando o homem descobre que pode transformar movimentos lineares em movimentos de rotação e realizar determinadas tarefas com maior precisão e menor esforço físico, assim podendo fazer utensílios viáveis para seu dia-a-dia.
Definições:
FERRAMENTAS DE USINAGEM: São ferramentas constituídas de arestas cortantes com a finalidade de produzir fresas, desbaste em materiais brutos e para remoção de cavacos. FERRAMENTA MONO-CORTANTE: Caracteriza-se por possuir apenas uma superfície de corte ou de saída. FERRAMENTA MULTI-CORTANTE: Possui mais de uma superfície cortante.
Tipos de operações de usinagem feito pelas ferramentas: Desbaste: Operação de usinagem anterior ao acabamento, que visa obter dimensões próxima as dimensões às finais da peça. Acabamento: Operação de usinagem destinada a obter na peça as dimensões desejadas, um acabamento específico ou ambos.
Movimentos de usinagem Para atender aos propósitos das ferramentas é necessário que se realizem movimentos entre a peça e a ferramenta. Por convenção, os movimentos ocorrem supondo- se a peça parada, sendo portanto, todo o movimento realizado pela ferramenta. Os movimentos relativos entre a peça e a ferramenta podem ser classificados como ativos ou passivos, sendo considerados como movimentos ativos aqueles que provocam remoção de material.
Movimentos ativos Movimentos de corte: Movimento entre a peça e a ferramenta que, sem a ocorrência concomitante do movimento de avanço, provoca a remoção de cavaco, durante uma única rotação de curso da ferramenta. Movimento de avanço: Movimento entre a peça e a ferramenta que, juntamente com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua do cavaco, durante várias rotações ou cursos da ferramenta. Movimento efetivo de corte: Movimento resultante dos movimentos de avanço e de corte, realizados simultaneamente.