victor paro
No segundo tópico, Paro faz a diferenciação básica entre administração de empresas e administração escolar. Ele fala basicamente que a escola forma os sujeitos e a empresa visa apenas o lucro, ou seja, há sim uma estrutura administrativa na escola em que o gestor deve saber como lidar, porém não se reduz a administração de empresas. O autor fala que o gestor escolar se forma na prática e que só uma pessoa que conhece a trama da escola saberá lidar com ela. Um dos pontos que chega é o de que não cabe a escola o método capitalista de gestão. A gestão escolar busca outros aspectos como a parceria com a comunidade, professores e claro, a gestão democrática.
O autor faz a diferenciação entre o administrativo e o pedagógico, ele usa Anísio Teixeira para potencializar suas idéias quando defende que uma pessoa que tem conhecimentos pedagógicos e que os aprecia não se deixa levar pelas regras das empresas. Podemos dizer que a escola é mais flexível já que o outro que não é igual entre si é seu público alvo. Ele afirma que o pedagógico trabalha para organizar maneiras de aproveitar os espaços e tempos para a formação dos alunos, e o administrativo cuida de dinheiro, contas, verbas, cheques e etc.
Paro mostra qual é o papel do diretor e da exemplos de sua escolha, além de trazer exemplos de escolas diversas. Ele traz todas as maneiras de se conquistar esse cargo, que pode ser de confiança, por meio de concurso e até mesmo eleição e cada um dos meios tem suas particularidades.