Vias catabólicas - bioquímica
Vias anabólicas: Suas reações reunem moléculas pequenas para formar moléculas complexas. Elas necessitam de energia, que, via de regra, é fornecida pela quebra de um ATP em ADP e Pi. Processo divergente.
REGULAÇÃO DO METABOLISMO:
As vias metabólicas devem ser coordenadas para que a produção de energia esteja de acordo com as necessidades. As células funcionam de forma conjunta. Por isso, existe um complexo sistema de comunicação, sendo que alguns dos mecanismos usados são: sinalização sináptica, sinalização endócrina e contato direto.
Sinais de dentro da célula:
Sinais intracelulares para respostas rápidas.
Influenciada pela disponibilidade de substrato, inibição ocasionada pelos produtos ou por alterações nos níveis de ativadores ou inibidores alostéricos.
Comunicação entre as células:
Resposta mais lenta se comparada com a intracelular.
Mediada pelo contato entre suas superfícies ou junções comunicantes.
A mais importante é a sinalização química entre as células.
Hormônios.
Neurotransmissores.
Sistemas de segundos mensageiros:
Hormônios ou neurotransmissores: sinais.
Receptores: detectores de sinais.
Sinalizam o reconhecimento de um ligante a eles ligado pelo desencadeamento de uma série de reações que resulta em uma resposta intracelular específica.
Segundos mensageiros: intervem no mensageiro original.
Adenilato-ciclase:
- Reconhecimento de um sinal químico por alguns receptores de membrana irá aumentar ou diminuir a atividade da adenilato-ciclase.
- Enzima ligada à membrana que converte ATP em monofosfato de adenosina (ou AMP cíclico).
- Os receptores de membrana apresentam um domínio extracelular (liga-se o ligante), hélices transmembrana e um domínio intracelular (interage com as proteínas G)
Proteínas reguladoras dependentes de GTP.
- O receptor,